Currículo  
 

Raimundo Lopes Diniz

Formação

Bacharel em Desenho Industrial, UFMA (1997)
Mestre em Design, PUC-Rio (1999)
Doutor em Engenharia de Produção, UFRGS (2003)
Ergonomista Certificado pela ABERGO (2006)

   

 

Dissertação de mestrado

Programa de Mestrado em Design
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Título: Ergonomia: constrangimentos posturais; o caso do cirurgião eletivo geral
Ano de obtenção: 1999
Orientador: Anamaria de Moraes
Resumo: Neste trabalho, buscou-se aplicar os conhecimentos da Intervenção Ergonomizadora (nas etapas de apreciação e diagnose ergonômica) sobre o trabalho do cirurgião eletivo geral. A hipótese da pesquisa é: "a postura corporal de trabalho do cirurgião eletivo geral, assumida por um tempo prolongado, ocasiona incômodos/desconforto/dor nas pernas, no pescoço, no ombro e nas costas do mesmo". Desta forma, pretendeu-se mapear, delimitar e apresentar possíveis problemas ergonômicos no trabalho do cirurgião e, num segundo momento, confirmar ou refutar a predição argumentada até se chegar a propor recomendações ergonômicas. Fizeram-se visitas ao centro cirúrgico dos hospitais no Hospital Municipal Miguel Couto e na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e realizaram-se entrevistas com os cirurgiões e observações assistemáticas, por registro fotográfico, de cirurgias para o levantamento de dados. Aplicaram-se um questionário e uma escala de avaliação aos cirurgiões nos hospitais: Pedro Ernesto, Hospital Universitário da Ilha do Fundão, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Ganfré Guinle, Hospital de Ipanema, Miguel Couto e Santa Casa de Misericórdia, todos localizados no município do Rio de Janeiro. A hipótese proposta foi confirmada pelos métodos utilizados na pesquisa. De modo geral, os resultados do questionário e da escala de avaliação mostraram altos índices de predominância de incômodos/desconforto/dores no pescoço, costas

 

Tese de Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Título: Avaliação das demandas física e mental no trabalho do cirurgião em procedimentos eletivos
Ano de obtenção: 2003
Orientador: Lia Buarque de Macedo Guimarães
Resumo: Esta tese aborda o trabalho de cirurgiões de um hospital de Porto Alegre, RS, durante procedimentos eletivos de pequeno, médio e grande porte, visando o estudo das possíveis relações entre as demandas física e mental e a idade e a experiência do cirurgião. Inicialmente, foi feito um mapeamento de constrangimentos ergonômicos relacionados ao trabalho cirúrgico e, num segundo momento: i) o nível de demanda física imposta aos cirurgiões por meio de uma técnica de avaliação de posturas (REBA  Rapid Entire Body Assessment) (HIGNETT & McATAMNEY, 2000), da Freqüência Cardíaca (FC), da Pressão Arterial (PA) (sistólica e diastólica) e do nível de hormonal (Noradrenalina) e; ii) o nível de demanda mental envolvida no trabalho por meio do nível hormonal (cortisol, Adenocorticotrófico  ACTH e Adrenalina e, também, por meio da FC e PA). De maneira geral, ficou evidente que, independentemente do tipo de cirurgia, há a presença de carga física de pouca intensidade e de carga mental de média intensidade entre os cirurgiões. Os resultados apontaram, também, que os cirurgiões mais jovens (menos experientes) apresentam mais esforço mental do que físico, principalmente nas cirurgias de grande porte, e os mais experientes têm mais esforço físico nas cirurgias de pequeno porte e menos esforço mental, em comparação aos mais jovens (menos experientes), nas cirurgias de grande porte.

 

Experiência docente

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UFRGS): Ergonomia  Fatores fisiológicos e antropométricos (Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção);

Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina (UFRGS)/Extensão Universitária: Ergonomia  O Sistema Homem-Máquina;

Darma Consultoria (em convênio com a UFPI  Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação)/Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho: Ergonomia.

Departamento de Engenharia Civil (UEMA)/Extensão Universitária/Curso Seqüencial: Ergonomia;

Curso de Engenharia de Produção (graduação) (UFRGS): Ergonomia (Graduação em Engenharia de Produção);

Curso de Desenho Industrial (graduação), nas disciplinas: Ergonomia I; Ergonomia II; Desenvolvimento de projeto de produto 3; Desenvolvimento de projeto de produto V.

 

Áreas e temas de interesse

Ergonomia hospitalar; Desenvolvimento de Projeto de Produto; Ergonomia de Produtos; Macroergonomia; Biomecânica ocupacional.

 

Artigos publicados (10 mais recentes)

NACIMENTO, Eliane das Virgens ; PAIVA, Ellayne Kelly Gama de; CAMPOS, Livia Flávia ; DINIZ, R. L. . Sistema de descanso para acompanhantes de pacientes em enfermarias de um Hospital Universitário em São Luís - MA, . In: 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba.

DINIZ, R. L. ; BARBOZA, Roberta Loiola ; MATOS, Andrey Ribeiro de . Apreciação ergonômica em um depósito de urnas eletrônicas eleitorais em São Luís Ma. In: 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba.

DINIZ, R. L. . Diagnose ergonômica: o caso das posturas ocupacionais em um depósito de urnas eletrônicas eleitorais. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. XIV Congresso Brasileiro de Ergonomia - 4o Fórum Brasileiro de Ergonomia - 2o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. Recife : ABERGO, 2006.

DINIZ, R. L. . Avaliação postural nas enfermarias da Clínica Cirúrgica de um hospital em São Luís, MA. In: ABERGO 2006, 2006, Curitiba. XIVI Congresso Brasileiro de Ergonomia - 4o Fórum Brasileiro de Ergonomia - 2o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. Recife : ABERGO, 2006

BATISTA, Guilherme Mendonça ; DINIZ, R. L. . Handbike para portadores de deficiência físico-locomotora: Uma proposta preliminar . In: 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design Brasil, 2005, Rio de Janeiro. 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005.

DINIZ, R. L. ; CAMPOS, Samuel Benison da Costa; OLIVEIRA, Pedro Solano Coelho de . Avaliação preliminar dos modelos de carrinhos utilizados no Setor de Lavanderia num hospital de São Luís (Ma). In: 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design Brasil, 2005, Rio de Janeiro. 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design Brasil.

ARAÚJO, Kerly Silva de ; DINIZ, R. L. ; VALE, Aline Maria Pinheiro . Ergonomia Hospitalar: uma Intervenção em um Hospital em São Luís(MA) no Setor de Arquivo Médico de Prontuários. In: 5o ERGODESIGN, 2005, Rio de Janeiro. 5o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informações, Ambiente Costruido, Transporte, 2005.

VALE, Aline Maria Pinheiro ; DINIZ, R. L. ; ARAÚJO, Kerly Silva de . Apreciação Ergonômica na Divisão de Nutrição e Dietética de um Hospital. In: 5o ERGODESIGN, 2005, Rio de Janeiro. 5o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Costruído, Transporte, 2005.

DINIZ, R. L. ; CAMPOS, Samuel Benison da Costa; OLIVEIRA, Pedro Solano Coelho de . Avaliação de posturas no setor de lavanderia em um hospital em São Luís (MA). In: 5o ERGODESIGN, 2005, Rio de Janeiro. 5o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Costruído, Transporte, 2005.

DINIZ, R. L. . Projetação ergonômica: o caso do cirurgião em procedimentos eletivos. In: 4o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, programas, Informação, Ambiente Construído. 4o ERGODESIGN., 2004, Rio de janeiro. 4o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, programas, Informação, Ambiente Construído. 4o ERGODESIGN.. Rio de Janeiro : LEUI.

 

E-mail

diniz@ufma.br; rldiniz@yahoo.com