Ergonomia  
 

A ergonomia é a ciência que estuda a interação entre o homem e o seu universo de trabalho, tal como máquinas, equipamentos, mobiliário, ambiente físico e organizacional, visando segurança, eficiência e uma melhor qualidade de vida. Segundo o Conselho da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) (2003), a ergonomia (ou fatores humanos) é a disciplina científica dedicada ao conhecimento das interações entre o ser humano e outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos para o projeto, de modo a otimizar o bem-estar do ser humano e o desempenho do sistema como um todo. O ergonomista contribui para a projetação e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, meio ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

A proposta do Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP) é aplicar os conhecimentos da ergonomia em sistemas Homem-Tarefa-Máquina, trabalhando em todas as interfaces condizentes a processos e produtos: interface homem-máquina ou ergonomia de "hardware"; tecnologia da interface homem-ambiente ou ergonomia ambiental; tecnologia da interface usuário-sistema ou ergonomia de "software"; e tecnologia da interface organização-máquina ou macroergonomia (HENDRICK, 1991), visando sempre a segurança, o conforto, a eficiência e a qualidade de vida dos trabalhadores/usuários/consumidores. O NEPP busca implementar estes objetivos lançando-se mão sempre da projetação ergonômica, por meio do uso de métodos e técnicas de intervenção ergonômica. A proposta do NEPP, portanto, visa conhecer os limites, capacidades e habilidades do ser humano/usuário/consumidor/trabalhador para o desenvolvimento de projetação ergonômica, partindo-se da premissa de que só a partir de uma intervenção sistematizada e estruturada sobre o sistema alvo (Homem-Tarefa-Máquina), que torna possível propor soluções para as necessidades deste sistema tendo como foco central a busca pela saúde, conforto, eficiência e, consequentemente, qualidade de vida.

 

Justificativa para a ação do NEPP

A proposta do NEPP visa aperfeiçoar o conhecimento dos alunos sobre a ergonomia, aplicando toda a teoria aprendida dentro de sala de aula em estudos de caso por meio de projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços. Esta ação almeja, ainda, a projeção do aluno para a academia (pós-graduação), trabalhando a vocação para pesquisas por meio da iniciação científica e, também, garantindo a sua capacitação para que ele possa entrar no mercado de trabalho, sabendo aplicar os princípios ergonômicos em seus projetos, pelo conhecimento adquirido com os casos práticos.

A idéia é estabelecer uma interface, necessária, entre a UFMA e as empresas, indústrias e outras instituições, para o aperfeiçoamento de todo o sistema produtivo, sem o qual, nenhuma ação poderá se efetuar no que se refere à formação e aperfeiçoamento da mão-de-obra envolvida.

O NEPP responde às necessidades inerentes aos processos de produção e de desenvolvimento de produtos dentro de empresas e indústrias - que envolvam o sistema Homem-Tarefa-Máquina - nas mais diversas áreas (desde o parque moveleiro da região de Imperatriz e Açailândia até o trabalho hospitalar universitário, por exemplo), sempre onde estiver presente um determinado sistema-alvo, um sistema Homem-Tarefa-Máquina, atendendo tanto o usuário interno (aquele que é responsável pela produção, o trabalhador/operário) como o usuário externo (aquele que receberá o produto, o usuário/consumidor). A prioridade será dada a eventuais necessidades do Estado e das regiões norte e nordeste, possibilitando a transferência efetiva do conhecimento técnico-científico da UFMA e dos Institutos de Pesquisas ao setor produtivo.

 

O Núcleo

O Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP) tem um plano geral de atuação dentro dos domínios de especialização da ergonomia (física, cognitiva e organizacional) sob abordagens tanto macro (lidando com sistemas sócio-técnicos e organização do trabalho em processos de produção) quanto microergonômica (lidando essencialmente com projetos de produtos, projetando novos produtos e avaliando produtos existentes) nas atividades institucionais, empresariais e industriais da região, como metas que tenham interface com o ensino, a pesquisa, a extensão e a transferência de tecnologia para as indústrias/empresas implantadas, ou em implantação no Estado do Maranhão e na região norte e nordeste.

O NEPP terá um caráter inter e multidisciplinar, envolvendo uma equipe abrangente nas suas mais diversas áreas (design, arquitetura, engenharia, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, medicina, administração e psicologia). Atualmente o NEPP funciona, também, como organismo de apoio às atividades de ensino e pesquisa do Curso de Desenho Industrial e do curso de Especialização em Ergonomia oferecidos pelo DE. DET(Departamento de Desenho e Tecnologia/UFMA) e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (UFMA).

 

Objetivos

Geral

Promover, estimular e fomentar de forma sustentada o ensino, a pesquisa e a extensão dentro e fora da UFMA em parceria com outras instituições, empresas e indústrias, de acordo com os domínios de especialização da ergonomia (física, cognitiva e organizacional);

 

Específicos

Promover a evolução técnico-científica de áreas de conhecimento ou domínios de especialização da ergonomia (a nível de processos de produção e de produtos), resultando no aperfeiçoamento e desenvolvimento da atividade industrial da região, pela segurança, conforto, eficiência e qualidade de vida no trabalho dentro das empresas/indústrias/instituições;

Executar projetos nas áreas consideradas críticas para facilitar o desenvolvimento regional apresentando soluções para os problemas existentes;

Desenvolver novas formas de transferência do conhecimento técnico-científico depositado na UFMA, que venham facilitar a sua aplicação pelas indústrias/empresas/institutos;

Promover o aperfeiçoamento do recurso humano disponível na UFMA  e nas empresas/indústrias/instituições da região.

 

 
Home | Equipe | Atuação | Cursos e Aulas | Projetos de Pesquisa | Publicações | Contato | Links | Créditos